Seleção Urca Inscrições abertas Cursos oferecidos Preços Cronograma do processo

Novos alunos
 Inscrições encerradas Inscrições sem foto 3x4 Confirmados no teste Lista dos Aprovados Boleto Semestralidade Matrículas novas

Quem já é aluno Renovações encerradas Matrículas Renovadas Alunos sem foto 3x4 Lista dos Aprovados Boleto instrumentos novos

 Grades recebidas Sem instrumento novo Com instrumento novo

 Instrumento novo Confirmados no teste


Núcleo Urca Como chegar na Urca
 Página do aluno Calendário de aulas
 Professores Perguntas frequentes


Conteúdos Artigos Entrevistas Sites Recomendados EPM na TV Vídeos


  Seleção Urca 2017 II Semestre - Cursos oferecidos

Para todos os níveis, a admissão dos candidatos está condicionada ao número de vagas disponíveis. Todos os alunos, com exceção dos candidatos aos cursos de piano, contrabaixo e bateria, deverão levar seus próprios instrumentos. Todas as aulas de instrumentos, cursos básicos e cursos especiais acontecem no turno da manhã de 8:30h às 13:30h. Os cursos de canto, nos turnos manhã e tarde e canto coral exclusivamente no turno da tarde, de 13:30h às 16:30h.

Principais

Bandolim

Este curso trabalha o desenvolvimento da técnica interpretativa, através de exercícios específicos para sonoridade, trêmulo, uso de adornos e construção de repertório com os diversos gêneros que compõem o universo do choro. Nas turmas mais avançadas, acompanhamento e harmonia aplicada ao bandolim.

Pré-requisitos:. Para iniciantes no instrumento a avaliação é feita a partir de teste de musicalidade verificada através de percepção rítmica e melódica, bem como interesse no aprendizado. Para os demais níveis será realizada avaliação de fluência do aluno no instrumento.

Para todos os níveis a admissão dos candidatos está condicionada ao número de vagas disponíveis.

Professor: Pedro Amorim e Maycon Júlio

Bateria

Bateria - Nível I - Voltado para aqueles que estão começando, serve como preparatório para quem quer ingressar no curso de Bateria futuramente. Neste curso serão vistas questões técnicas para domínio do instrumento.

Grade do curso:

1. Independência
2. Controle da baqueta - técnica de caixa
3. Controle do pedal do bumbo
4. Cruzamento
5. Iniciação aos gêneros de música brasileira


Bateria - Nível II e Nível III

CHORO: caixa com baqueta e escovas, bumbo, pratos de choque (hi-hat) e condução no prato;

MAXIXE: caixa com baqueta e escovas, bumbo, pratos de choque e condução no prato;

POLCA: caixa com baqueta e escovas, bumbo, pratos de choque e condução no prato;

VALSA BRASILEIRA: caixa com baqueta e escovas, bumbo, pratos de choque e condução no prato; MARCHINHA: caixa com baqueta e escovas, bumbo, pratos de choque e condução no prato;

DOBRADO: caixa, bumbo e pratos de choque; SAMBA: caixa, bumbo com pedal simples, bumbo com pedal duplo, samba cruzado, condução no prato, adaptações de instrumentos de percussão à bateria e Bossa Nova;

GÊNEROS NORDESTINOS: Baião, Côco, Xaxado, Xote, Maracatu e Frevo.

Pré-requisitos: : Para iniciantes no instrumento a avaliação é feita a partir de teste de musicalidade verificada através de percepção rítmica, bem como interesse no aprendizado. Para os demais níveis será realizada avaliação de fluência do aluno no instrumento.

Para todos os níveis a admissão dos candidatos está condicionada ao número de vagas disponíveis.

Idade mínima exigida: 15 anos

Professor: Oscar Bolão

Canto

Atenção
Todas as aulas de instrumento, cursos básicos e cursos especiais acontecem no turno da manhã de 8:30 às 14:00 com exceção dos cursos de canto manhã e tarde e canto coral exclusivamente na parte da tarde, de 13:30 às 16:30.

A Oficina de Canto da EPM é voltada para cantores que já tenham alguma experiência - o que inclui necessariamente noções básicas de afinação e ritmo, embora não necessariamente carreira como cantor profissional. O curso é voltado para aprofundamento na linguagem de samba e choro, através do estudo de obras de compositores clássicos e contemporâneos, os principais intérpretes, o estilo, o modo de se relacionar com o canto característico desses gêneros de música.

Este trabalho é feito através de gravações, biografias, experiência profissional e interpretação das músicas pela professora a cada aula. O repertório é escolhido com grande critério, levando em consideração a importância de cada obra. Fazemos uma aula de prática de canto, um trabalho de aprendizado através da repetição com o objetivo de educar o ouvido e a sensibilidade. Não fazemos técnica vocal, mas orientamos na questão da respiração e encaminhamos o aluno que precisa a procurar auxílio de um profissional especializado.

Pré-requisitos: Percepção melódica e rítmica, afinação, experiência básica em canto.

Atenção
Os candidatos receberão a música de confronto para o teste de nivelamento uma semana antes da avaliação, por email.

Professora: Amélia Rabello

Canto Coral

Atenção
Todos as aulas de instrumento, cursos básicos e cursos especiais acontecem no turno da manhã de 8:30 às 13:30, com exceção dos cursos de canto tarde e canto coral, que acontecem exclusivamente na parte da tarde, de 13:30 às 15:30.

Canto em uníssono: Timbre, articulação, precisão;

Canto a 2 vozes: Contracanto dado e improvisado - em harmonias básicas - percepção harmônica;

Canto a 3 e 4 vozes: Percepção harmônica, polifônica e polirítmica.

De repertório afinado com os demais cursos da EPM, o Canto Coral faz seus ensaios regulares com uma carga de 2 horas semanais.

Para as apresentações com o Bandão, ou em outras programações da EPM, monta-se esquema de ensaio específico, para os naipes e para todo o grupo.

Os arranjos cantados pelos coros são, em sua maioria, originais.

Observação: Os candidatos receberão por email, uma semana antes da avaliação, o material para estudo (áudio e partitura) a ser avaliado na seleção.

Uma avaliação inicial da extensão das vozes dos candidatos será feita na mesma data da avaliação geral.

Professora: Ignez Perdigão, Ruy Oliveira e Evelyne Garcia

Cavaquinho

Neste curso serão transmitidos os fundamentos do acompanhamento de cavaquinho para os diversos ritmos brasileiros sob a ótica do Choro, tendo como referência as escolas dos mestres Canhoto e Jonas.

Curso voltado para o cavaquinho. Não serão aceitos alunos de banjo.

Cavaquinho - nível I

Nível básico para iniciantes. Acordes básicos, estudo de cifras. Treinamento de ritmos elementares.

Cavaquinho - nível II

Introdução do repertório clássico de choro. Harmonia básica no instrumento. Treinamento de ritmos para acompanhamento de gêneros como polca, schottisch, tango, choro, samba, valsa.

Cavaquinho - nível III

Estudo de escalas, arpejos, técnica de mão direita. Harmonia avançada no instrumento. Ampliação de repertório.

Pré-requisitos: Para iniciantes no instrumento a avaliação é feita a partir de teste de musicalidade verificada através de percepção rítmica e melódica, bem como interesse no aprendizado. Para os demais níveis será realizada avaliação de fluência do aluno no instrumento.

Para todos os níveis a admissão dos candidatos está condicionada ao número de vagas disponíveis.

Professores: Luciana Rabello, Jayme Vignoli, Ana Rabello e Lucas Souza

Clarinete e Saxofone

Elementos técnico e interpretativos do clarinete aplicado à linguagem da música popular brasileira, partindo do choro. O objetivo principal do curso é potencializar e enriquecer a formação de instrumentistas no processo de profissionalização no mercado da música popular.

Clarinete/Saxofone - nível I

Fundamentos técnicos para iniciantes: Respiração, postura, embocadura e sonoridade, aplicados a repertório de nível técnico básico. Noções elementares de palhetas e boquilhas.

Clarinete/Saxofone - nível II

Nível intermediário: percepção melódica no clarinete, escalas, arpejos, articulação, ornamentação e recursos expressivos, aplicados a repertório de nível técnico médio. Iniciação a leitura de cifras, campos harmônicos e técnicas de memorização e construção de repertório.

Clarinete/Saxofone - nível III

Nível avançado: Percepção e transposição melódica, transcrição de melodias e contrapontos, prática de interpretação de solo de regional e conjunto de sopros, técnicas de articulação, ornamentação, flexibilidade e recursos expressivos, leitura de cifras, memorização e construção de repertório avançado, contraponto e improvisação fundamentados em exemplos históricos da música popular brasileira.

Pré-requisitos: Noções básicas no instrumento. Leitura musical é desejável, mas não indispensável.

Professores: Pedro Paes e Rui Alvim

Contrabaixo

Curso voltado para contrabaixo acústico. Não serão aceitos alunos de baixo elétrico.

Estudo e treinamento da utilização do contrabaixo acústico nos diversos gêneros conformadores da linguagem do choro. Estudo de repertório representativo de cada período de sua história, além de levantamento de obras passíveis de ter o contrabaixo como solista.

Pré-requisitos: Leitura de cifra e fluência básica no instrumento.

Professor: Jorge Oscar

Flauta transversa

Elementos técnico e interpretativos do instrumento aplicado à linguagem da música popular brasileira, partindo do choro. O objetivo principal do curso é potencializar e enriquecer a formação de instrumentistas no processo de profissionalização no mercado da música popular.

Flauta transversa - nível I

Fundamentos técnicos para iniciantes: Respiração, postura, embocadura e sonoridade, aplicados a repertório de nível técnico básico.

Flauta transversa - nível II

Nível intermediário: Percepção melódica no instrumento, escalas, arpejos, articulação, ornamentação e recursos expressivos, aplicados a repertório de nível técnico médio. Técnicas de memorização e construção de repertório.

Flauta transversa - nível III

Nível avançado: Prática de interpretação específica para cada gênero musical (choro, maxixe, valsa, polca, schottisch, etc.), com regional e conjunto de sopros, técnicas de articulação, ornamentação, flexibilidade e recursos expressivos, memorização e construção de repertório avançado, contraponto e improvisação fundamentados na linguagem do choro.

Pré-requisitos: Para iniciantes no instrumento a avaliação é feita a partir de teste de musicalidade verificada através de percepção rítmica e melódica, bem como interesse no aprendizado. Para os demais níveis será realizada avaliação de fluência do aluno no instrumento.

Para participar do Teste de Nivelamento é indispensável comparecer com a Flauta transversa, pois não aceitamos flauta doce.

Professores: Naomi Kumamoto, Antonio Rocha e Maria Souto

Musicalização infantil

Serão destinadas duas turmas aos alunos com idade entre 6 e 7 anos e 8 e 9 anos. Com 1 hora de aula semanal, o curso abrangerá os conteúdos de exercícios de percepção, de apreciação musical, iniciação à flauta doce, à leitura e escrita musicais.

Professora: Paula Borghi

Pandeiro

O curso tem como objetivo trabalhar os fundamentos da prática de pandeiro a partir da escola de Celsinho Silva e Jorginho do Pandeiro. Serão trabalhadas as levadas básicas do choro e de seus ritmos conformadores.

Pré-requisitos: Para iniciantes no instrumento a avaliação é feita a partir de teste de musicalidade verificada através de percepção rítmica, bem como interesse no aprendizado. Para os demais níveis será realizada avaliação de fluência do aluno no instrumento.

Para todos os níveis a admissão dos candidatos está condicionada ao número de vagas disponíveis.

Aqueles que já possuem pandeiro de couro, deverão trazê-lo para o Teste; quem ainda não possui poderá comparecer ao Teste sem o instrumento pois disponibilizaremos o mesmo. Na oportunidade informe-se com o professor sobre o modelo de pandeiro para aquisição, pois para participar das aulas é indispensável possuir o instrumento.

Professores: Celsinho Silva, Gabriel Leite e Eduardo Silva

Percussão

Percussão I - Voltado para aqueles que estão começando, serve como preparatório para quem quer ingressar no curso de Percussão futuramente. Serão vistas questões técnicas para domínio da caixa, dos pratos, do bumbo e de outros instrumentos que fazem parte do universo do choro.

Observação: os interessados na iniciação ao pandeiro devem procurar o curso de Pandeiro.


Percussão II

CHORO: caixa com baqueta e escovas, pandeiro e caixeta;

MAXIXE: caixa com baqueta e escovas, bumbo, pratos, pandeiro, reco-reco e caixeta;

POLCA: caixa, bumbo, pratos e pandeiro;

VALSA BRASILEIRA: caixa com baquetas e escovas, bumbo, pratos, pandeiro e triângulo;

MARCHINHA: caixa, bumbo, pratos, pandeiro e caixeta;

DOBRADO: DOBRADO: caixa, bumbo e pratos;

SAMBA: SAMBA: caixa, surdo, pandeiro, tamborim, agogô, afoxê, reco-reco, tantã, repique de mão, repique de baqueta, repique de anel, chapéu de palha, prato e faca,  frigideira e caixa-de-fósforos;

GÊNEROS NORDESTINOS:(baião, côco, xaxado, xote, maracatu e frevo): caixa, zabumba, triângulo, pandeiro, reco-reco e agogô.

Pré-requisitos: Para iniciantes no instrumento a avaliação é feita a partir de teste de musicalidade verificada através de percepção rítmica, bem como interesse no aprendizado. Para os demais níveis será realizada avaliação de fluência do aluno no instrumento.

Para todos os níveis a admissão dos candidatos está condicionada ao número de vagas disponíveis.

Observação: O pandeiro mostrado no curso é para quem já toca o instrumento. Principiantes devem procurar o curso de Pandeiro.

Professor: Magno Júlio e Marcus Thadeu

Piano

O curso é voltado para o desenvolvimento da linguagem do choro no instrumento. Serão abordados aspectos como: diferentes tipos de acompanhamento, solos, formação de acordes, etc. Não se destina a iniciantes ou alunos de nível intermediário.

Pré-requisitos: É necessário possuir um amplo domínio técnico do instrumento. É desejável fluência e conhecimento do repertório da música popular brasileira, além de conhecimentos de harmonia e boa leitura. Não aceitamos iniciantes.

Professor: Evelyne Garcia e Fernando Leitzke

Trombone/Tuba/Bombardino

Aspectos técnicos: História e família dos instrumentos. Digitação (sistema de vara e pistos), respiração e embocadura.

Bocais e acessórios (surdinas/lubrificantes/estantes). Prática em conjunto.

Utilização dos instrumentos na linguagem do choro.

Pré-requisitos: Possuir o próprio instrumento, conhecimento dos conceitos básicos de teoria musical, leitura na clave de fá e de sol, leitura de cifras.

Professor: Thiago Osório

Trompete

O curso de Trompete da EPM visa oferecer ao aluno conhecimentos sobre o trompete, de maneira a dar-lhe condições técnicas e interpretativas de realizar o repertório proposto, de acordo com os seguintes níveis: iniciante, intermediário e avançado.

Trompete - nível I

Aspectos técnicos: Parte física: respiração, embocadura, dedilhado, afinação. Domínio do instrumento: escala cromática, modo maior e menor natural (até duas alterações), extensão mínima de 14ª (a partir do F#2), articulação básica (ligado e destacado)

Trompete - nível II

Aspectos técnicos: Parte física: respiração, embocadura, dedilhado, afinação, resistência. Domínio do instrumento: escala cromática, escala/arpejo no modo maior e menor natural e harmônico (até cinco alterações), extensão mínima de duas oitavas, articulação básica (ligado e destacado), dinâmica em suas diferentes vertentes.

Trompete - nível III

Aspectos técnicos: Parte física: respiração, embocadura, dedilhado, afinação, resistência. Domínio do instrumento: escala cromática, escala de tons inteiros, escala/arpejo no modo maior e menor natural, harmônico e melódico (todos os tons), extensão (F#2 a Ré5) articulação básica (ligado e destacado), dinâmica em suas diferentes vertentes.

Pré-requisitos: Conhecimento dos conceitos básicos de teoria musical, leitura na clave de fá e de sol, leitura de cifras e possuir o próprio instrumento.

Professor: Nailson Simões

Violão

Estudo e treinamento prático dos diversos ritmos conformadores do choro - polca, maxixe, valsa, schottisch, etc. - e suas ramificações, como o samba e o frevo. Estudo de repertório representativo de cada período de sua história.

Violão I

• Formação de acordes.
• Exercícios para posicionamento das mãos direita e esquerda.
• Primeiras sequências harmônicas (C, Am)
• Exercícios para troca fluente de acordes
• Primeiras levadas (valsa, choro - síncope no primeiro e no segundo tempos)
• Repertório simples para acompanhamento sem uso de pestanas

Violão II

• Sequências harmônicas (G, Em, D, Bm)
• Primeiros exercícios de arpejo
• Levadas de polca e tango
• Repertório simples para acompanhamento com uso de pestanas

Violão III

• Sequências harmônicas (F, Dm, A, F#m)
• Primeiras escalas (em tonalidade maior)
• Exercícios de sonoridade
• Repertório intermediário
• Integração com a prática de conjunto via repertório do Bandão

Violão IV

• Escalas menores (melódica e harmônica)
• Intervalos (exercícios práticos)
• Estudo das inversões dos acordes (terça, quinta e sétima no baixo)
• Sequências harmônicas em todas as tonalidades
• Iniciação à leitura melódica (choros e valsas simples)

Violão V

• Iniciação ao estudo das baixarias
• Baixos obrigatórios
• Levadas de valsa choro (uso do 6/8 no compasso ¾)
• Levadas de schottisch e choro sambado
• Exercícios de memorização de harmonias

Violão VI

• Execução de melodias de dificuldade média
• Harmonias com uso de tensões (9as, b5, #5, 7M, e suas combinações)
• Repertório contemporâneo de choro

Violão VII

• Realização do acompanhamento (encadeamentos com uso de notas comuns, baixo pedal, contracantos
  superiores (na ponta do acorde) e intermediários (nas vozes intermediárias dos acordes)
• Execução de melodias mais complexas
• Levadas de samba

Violão VIII

• Violão solo
• Repertório de João Pernambuco, Garoto, Canhoto da Paraíba
• Duos e trios de violões


Pré-requisitos: Para iniciantes no instrumento a avaliação é feita a partir de teste de musicalidade verificada através de percepção rítmica e melódica, bem como interesse no aprendizado. Para os demais níveis será realizada avaliação de fluência do aluno no instrumento.

Para todos os níveis a admissão dos candidatos está condicionada ao número de vagas disponíveis.

Professores: Mauricio Carrilho, Paulo Aragão, Anna Paes, Luiz Flavio Alcofra, Lucas Porto, Marlon Júlio, Glauber Seixas e Iuri Bittar.

Violão Contraponto

No curso “Os violões e o regional”, os violonistas Julião Pinheiro e Rafael Mallmith propõem um amplo estudo sobre o trabalho dos violões (6 e 7 cordas) dentro do conjunto regional, com ênfase no contraponto popular (fraseado, baixarias), sem perder de vista aspectos imprescindíveis para uma boa execução, como harmonia e levadas.

Pré-requisito: O aluno deve ter fluência no violão, com conhecimento ao menos básico das inversões de acordes. Para alunos de violão da EPM, o ideal é que tenham cursado até pelo menos o Nível IV. Os alunos novos deverão comparecer ao teste de nivelamento.

Professores: Julião Pinheiro e Rafael Mallmith

Violão para crianças

Será destinado aos alunos com idade entre 10 e 11 anos. Com 1 hora de aula semanal, o curso consistirá em aulas de violão e, como complemento e fundamentação do aprendizado, serão ministradas aulas de apreciação musical, onde se poderá ouvir, analisar musicalmente o repertório e dialogar um pouco sobre a história de nossa música.

O projeto prevê a elaboração de material didático, desenvolvido pela Escola Portátil de Música, de acordo com sua metodologia.

Professora: Paula Borghi

Básicos

Harmonia

Observação

A duração de cada módulo do curso de Harmonia é de um ano. Assim, as inscrições para este curso acontecem APENAS no início de cada ano; não acontecem no meio do ano.

Harmonia I [1 ano de duração]

• Pentagrama, notas nas claves de sol e fá
• Intervalos, tom e semitom, alterações
• Tríades maiores, menores, aumentadas e diminutas
• Tonalidades maiores e menores e suas armaduras
• Ciclo de quintas e tons vizinhos
• Função Tônica, graus 1, 3 e 5 (emissão e percepção)
• Função Dominante, graus 7 e 2 (emissão e percepção)
• Relação melodia/harmonia: notas reais, tensões harmônicas, notas melódicas
• Função Subdominante, graus 4 e 6 (emissão e percepção)
• Melodias/harmonias diatônicas com a três funções

Pré-requisitos: Não há




Harmonia II [1 ano de duração]

• Acordes diatônicos, tensões harmônicas e acordes substitutos
• Acordes Subdominantes de empréstimo
• Dominantes dos acorde diatônicos
• Dominantes dos acordes de empréstimo
• Subdominantes secundários
• Melodias/harmonias com o material dado

Pré-requisitos: Harmonia I




Harmonia III [1 ano de duração]

• O acorde diminuto e suas múltiplas possibilidades
• Dominantes alterados e subV
• Modo menor melódico e acordes alterados
• O acorde menor com 6a e suas múltiplas possibilidades
• Escala de tons inteiros e escala diminuta

Pré-requisitos: Harmonia II

Leitura Rítmica

Leitura Rítmica I [1º semestre]

• Pulso
• Compassos binários, ternários e quaternários (regência)
• Divisão em 2, células
• Ligadura, ponto de aumento
• Repertório

Pré-requisitos: Não há pré-requisitos



Leitura Rítmica II [1º semestre]

• Forma "choro", sinais de abreviatura e repetição
• Divisão em 4, células
• Quiálteras de 3
• Repertório

Pré-Requisitos: Leitura Rítmica I



Leitura Rítmica III [1º semestre]

• Compassos simples, divisão em 4 com ligaduras
• Compassos compostos, divisão em 3
• Compassos compostos, divisão em 6
• Repertório

Pré-Requisitos: Leitura Rítmica II




Leitura Rítmica IV [1º semestre]

• Repertório samba & choro

Pré-Requisitos: Leitura Rítmica III

Especiais

Acompanhamento de Samba

Treinamento dos fundamentos básicos dos diversos ritmos e modalidades de samba (samba, partido-alto, samba-choro, samba-canção, samba-lundu etc.), extraídos da obra dos principais autores do gênero. Aula prática com três professores simultaneamente (violão, cavaquinho e pandeiro).

Importante: O curso terá o mesmo conteúdo didático de 2013.

Pré-requisitos: Conhecimento intermediário do seu instrumento.

Professores: Pedro Amorim, Luciana Rabello, Luiz Flavio e Celsinho Silva

Samba Novo

Historicamente choro e o samba sempre andaram juntos. Compostos e tocados pelos mesmos personagens, andaram pelas rádios e gravações, nas rodas compartilhadas, nas festas populares, e se desenvolveram juntos. Grandes mestres transitaram por estas linguagens com igual desenvoltura e intimidade: Sinhô, Donga, Pixinguinha, Benedito Lacerda, Nelson Cavaquinho, Altamiro Carrilho, Claudionor Cruz, Meira, Dino, Paulinho da Viola e muitos outros. Faz tempo que a produção de samba de qualidade, assim como a do choro contemporâneo, teve seu espaço de divulgação bastante reduzido.

Neste curso serão treinados os fundamentos de cada vertente do samba através de um repertório inédito, contemporâneo e desconhecido, sempre fazendo relação com os clássicos do gênero compostos pelos grandes mestres do samba.

Pré-requisitos: Pré-requisitos: Conhecimento avançado no seu instrumento. Alunos do curso de acompanhamento de samba com o mínimo de um semestre de freqüência. Alunos avançados dos cursos de canto e canto-coral.

Professores: Mauricio Carrilho

Solfejo

O curso é específico para aqueles que querem iniciar a leitura de partitura, treinando o ouvido e a percepção de intervalos. Aberto tanto aos que já tocam algum instrumento quanto aos que são iniciantes.

Material do aluno: Caderno pautado para música, lápis e borracha

Professora: Naomi Kumamoto

Duração: 12 aulas

Atividades incluídas na semestralidade

Apreciação Musical

Aula em que, utilizando o suporte de gravações ou audiovisual, o aluno terá contato com o repertório mais representativo da história do choro, com informações históricas sobre os compositores, formações instrumentais etc.

Pré-requisito: Não é necessário incluir esta prática na sua Grade de Cursos. Esta aula acontece nos horários de 10h30 e 11h30. O aluno pode participar de qualquer um desses horários.

Professor: Luciana Rabello

Bandão

Prática instrumental que reúne todos os alunos, oferecida pela EPM aos sábados, no horário de 12:30 às 13:30. Voltada para alunos de todos os níveis. Tem o objetivo de estimular a prática de conjunto e de propiciar a troca de experiência entre os alunos, dos mais avançados aos iniciantes, coerente com o espírito democrático que caracteriza o choro. Os ensaios do Bandão são abertos ao público.

Pré-requisitos: Não há pré-requisito. Não é necessário incluir esta prática na sua Grade de Cursos. Esta aula acontece no horário de 12h30 às 13h30.

Roda de Choro

Prática de conjunto informal, acompanhada por professores e monitores.

Pré-requisito: Não há pré-requisito. Os alunos interessados nesta prática, não precisam incluir este curso na sua grade de aulas.

Esta aula acontece nos horários de 9:30, 10:30 e 11:30. O aluno pode participar de qualquer um desses horários.

Monitores: Maycon Júlio, Magno Júlio e Marlon Júlio


Escola Portátil de de Música © 2000-2017
Todos os direitos reservados