Página Inicial | O que é | Quem Somos | Núcleo Fixo | Inscrições | Contato     
 
   
 
Seleção
 Apresentação
 Matrícula
 Cursos Oferecidos

 Preços
 Formas de pagamento
 Calendário

 Perguntas frequentes
 Professores

Novos alunos
 Inscrições encerradas
 Lista dos Aprovados
 Boleto Semestralidade

Quem já é aluno
 Renovações encerradas
 Alunos sem foto 3x4
 Lista dos Aprovados
 Boleto Instrumento Novo

 IP = Instrumento Principal
 Com troca de IP
 Lista dos Aprovados
 Boleto Semestralidade

 Matrículas renovadas
 Matrículas Renovadas


Núcleo Fixo
 Cursos Oferecidos
 Como chegar na EPM

 Página do aluno
 Calendário de aulas
 Fale Conosco

 Professores
 Recomendar este site
 Perguntas frequentes


Conteúdos
 Artigos
 Entrevistas
 Sites Recomendados
 EPM na TV
 Vídeos


 Realização
 
A casa do choro

21-2242-3597
 

 Apoio
 
O melhor do Choro também na Internet.

21-2221-0461
 
 

  Biografia dos Professores

Maria Souto

Flautista, saxofonista e arranjadora. Aprofundou-se na linguagem da flauta brasileira com o músico Marcelo Bernardes, em 2004 entrou para a Escola Portátil de Musica, onde teve contato com outros professores como Álvaro Carrilho e Naomi Kumamoto. É integrante como musicista, arranjadora e produtora da Camerata Brasilis, que lançou seu primeiro CD no final de 2011, pelo selo da Acari Records e com patrocinio do programa Petrobrás Cultural. É integrante do Trio Remexendo e do regional Quarteto Urubatan. Professora de flauta transversa da Escola Portátil de Música.


Mauricio Carrilho

Violonista, arranjador e compositor de destacada atividade, acompanhou grandes nomes como Aracy de Almeida, Nara Leão, Elizeth Cardoso entre muitos outros. É fundador da Acari Records, a primeira gravadora do Brasil especializada em choro, que em 2001 lançou a série Princípios do Choro reunindo em 15 discos preciosidades dos chorões do início do século. Em 2000, fundou a Oficina de Choro, ao lado de Luciana Rabello, Celsinho Silva, Álvaro Carrilho e Pedro Amorim. É professor de Violão na Escola Portátil de Música.


Naomi Kumamoto

Flautista formada pela Universidade de pedagogia de Osaka, Naomi Kumamoto tocava música erudita no Japão. Um dia conheceu o choro e se apaixonou. Desde seu encontro com Mauricio Carrilho no Japão, em 2000, vem gravando e se apresentando ao lado de grandes artistas brasileiros. Em 2003 seu primeiro CD – “Naomi Vai pro Rio” – foi lançado pela Acari Records, sob a produção de Maurício Carrilho. Em 2004 mudou-se para o Rio de Janeiro e hoje é um elo valioso entre o choro e a cultura japonesa. Em 2005 fez sua segunda turnê pelo Japão tocando e promovendo oficinas de choro com professores brasileiros. É professora de flauta transversa da Escola Portátil e também foi responsável pela Camerata Portátil.


Oscar Bolão

É um dos mais importantes nomes da percussão brasileira. Em 30 anos de atividade trabalhou com grandes artistas da nossa música como Elizeth Cardoso, Elton Medeiros, Ney Matogroso, Paulo Moura, Guinga e Joel Nascimento. Integra o trio do clarinetista Paulo Sergio Santos, o Sexteto de Maurício Carrilho, o Quinteto de Tim Rescala e ainda o Coreto Urbano e o Pife Muderno, ambos dirigidos por Carlos Malta. Tem atuado intensamente em festivais de música bem como realizado oficinas e palestras no Brasil e no exterior. Em 2004 lançou o livro “Batuque é um Privilégio”, que trata da percussão nos gêneros de música do Rio de Janeiro. Na Escola Portátil ministra os cursos de Bateria e Percussão.


Paulo Aragão

É mestre em Musicologia pela Uni-Rio, aprovado “com louvor” em seu estudo sobre o arranjo musical brasileiro na década de 30. Bacharel em Violão pela UFRJ, foi diplomado com o título de “Dignidade Acadêmica Summa cum laude”. Tem trabalho destacado como arranjador e como violonista. Integra o Quarteto Maogani de Violões, com o qual já lançou quatro discos (“Maogani”, “Cordas Cruzadas”, “Água de Beber” e “Impressão de choro”). Ministra aulas de violão na Escola Portátil.


Pedro Amorim

Bandolinista e compositor de destacada atividade, lançou em 2001 pela Acari Records um belo disco dedicado ao violão-tenor, instrumento afinado uma quinta abaixo do bandolim. Tem importantes discos lançados, focalizando autores como Luperce Miranda e Ernesto Nazareth (com a pianista Maria Teresa Madeira). É autor de choros e sambas, inclusive uma série em parceria com Paulo César Pinheiro. Professor de bandolim, é um dos fundadores da Escola Portátil.


Pedro Paes

Depois de graduar-se bacharel em Violão pela Uni-Rio, passou a se dedicar ao estudo do clarinete e do saxofone, instrumentos com os quais vem se destacando como solista de choro nas rodas cariocas. É integrante do Sexteto Mauricio Carrilho e participou de gravações de discos como “Princípios do Choro”, “Choro Carioca, Música do Brasil”, entre outros. Na Escola Portátil, é responsável pelo ensino do clarinete.


Rui Alvim

Clarinetista e saxofonista, integrou a Orquestra de Música Brasileira dirigida pelo maestro Roberto Gnatalli e a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Faz parte do conjunto Água de Moringa, com quem já lançou quatro discos. Participou das coletâneas “Princípios do Choro” e “Joaquim Callado, o Pai dos Chorões”. Tem participado de diversos shows e gravações com artistas renomados, como Paulo César Pinheiro, Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola, Elton Medeiros entre outros. Atualmente também integra o Sexteto Mauricio Carrilho, o conjunto Gafieira de Bolso e a Pequena Orquestra de Mafuás. Ministra o curso de saxofone da Escola Portátil, além de ter sido um dos diretores da banda Furiosa Portátil.


Thiago Osório

Natural de Nova Friburgo (RJ), iniciou seus estudos musicais aos 7 anos de idade com o mestre Hélio Veloso Teixeira e posteriormente com Uldemberg Fernandes na Sociedade Musical Campesina Friburguense. Aos 8 anos começou a tocar trombone, com 12 euphonium e com 14 a tuba, instrumentos a que se dedica até hoje . É sargento músico da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros e cursa o bacharelado em tuba da Escola de Música da UFRJ . É professor de trombone , euphonium e tuba da Escola Portátil de Música desde 2007, ano em que ministrou o curso do III Festival Nacional de Choro.



    Páginas: Anterior  1 2 [3]  Mais 



» Atalhos: Cursos Oferecidos  |  Como chegar na EPM  |  Página do aluno  |  Calendário de aulas  |  Fale Conosco

Professores  |  Recomendar este site  |  Perguntas frequentes  |  Topo da página


Escola Portátil de de Música © 2000-2014
Todos os direitos reservados